segunda-feira, 14 de junho de 2010

Amigas Eternas

               Não posso deixar de comentar que hoje ao ver esta fotografia  meu corpo estremeceu de alegria. E, as lembranças se aproveitaram e trouxeram a mais bela mensagem: sou abençoada pelo Senhor  por está e fazer parte da vida de pessoas como vocês. Logo, sentir a imensa necessidade de entender nossa relação. Entretanto, tinha dois obstáculos, notei que  este  espaço era pequeno e jamais caberiam todos os sentimentos que lhes devoto e tão pouco existiriam palavras para definir nossa relação. E foi diante da falta ou do excesso do que escrever sobre nossa amizade que surgiram duas vozes, era o meu inconsistente. Uma definiu a amizade como um sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes nem amantes.
               Indignada perguntei:
- Quem és tu que ousa conceituar este sentimento tão belo em pouquíssimas palavras. Ele respondeu: 
- Sou Apolo, o deus da razão.
               Antes que continuasse, a outra voz se manifestou:
- Acalma-se minha querida, Apolo fala desse jeito porque vivi no mundo racional e insensível, onde as emoções são sufocadas e apenas a objetivamente predomina. Mas, eu o deus da perdição, um sentimental entende sua aflição em expressar sentimento por pessoas que não faziam parte da sua vida e agora conquistaram um lugar especial em seu coração, todavia, precisa apenas abrir seu coração e assim descobrirás como esse sentimento é o mais puro, sincero e verdadeiro de todos.
               Convencida, comecei a gritar aos quatros ventos o que nunca tive audácia de dizer a ninguém: 
De altos e baixos, de risos e prantos compartilhados, de conversas e silêncios compreendidos, de amor e ódio, de conflitos e reconciliação, de fé e descrença, de sofrimento e esperança... Assim é feita nossa amizade. Uma convivência entre contrário torna singular esta história. A história de cinco mulheres da mesma geração, quase da mesma idade, mais com personalidade tão diferente. Por elas enfrentaria dragões e serpentes, sou até capaz de enfrentar com unha e dente, pessoas invejosas que queriam destruir este sentimento. Gente incapaz de criar vínculo de amizade e confiar no outro, por possui um egoísmo exacerbado.


As amigas que tenho são as melhores que alguém poderia ter. Com elas me sinto livre para revelar minhas franquezas, meus pensamentos, defeitos, limites e até meu gênio difícil. Porque pra elas pouco importa a doutrina que sigo, minha raça, cultura e como sou. Só querem saber que existo. Minhas amigas são diferentes, especiais e únicas. Por elas torço, vibro e sofro. Dizemos as verdades, sem medo de melindrar, porque nossa amizade, por ser isenta de paixão, inexiste inveja, orgulho, rancor ou grandes mágoas.


Costumo comparar nossa amizade como um imenso jardim, ah! o mais belo jardim, que precisa ser cuidado e regado de muitos sentimentos todos os dias para manter- se vivo. Somos as mudas de plantas que quando não cultivada, desfalece, esfria e morre. E como um jardim, somos, rosas raras de valor incalculável. 
Kaká por exemplo, é uma pessoa que o tempo, à distância e a maldade jamais apagará da minha vida.  Que se aproxima de mim quando estou triste, e vem com um imenso sorriso nos lábios e com o coração cheio de esperança e alegria, me mostrando que o mundo não desabou e que posso continuar sonhando. Teka... Ah! Como não amar essa mulher que quando possível surpreende, iluminar e diverti? Ela mudou meu jeito de viver, pensar e agir. Amiga de todas as horas se tornou minha irmã. Está ao seu lado é sempre aprender alguma coisa nova. 

Lady, sobre ela poderia escrever um livro e ainda assim não compreenderia. Mas, quem disse que quero compreendê-la, prefiro que seja uma eterna incógnita para que nunca me canse de escutar seus segredos, que só eu conheço, e acho que apenas eu mereço... Tenho no baú das recordações horas inesquecíveis que conserva esta belíssima amizade, como a mais pura demonstração de amor que já recebir até hoje: diante de tantas pessoas que amava, compartilhou comigo o seu  primeiro pedaço de bolo.  Ela é uma pessoa inesquecível que sinto sempre presente, mesmo quando está ausente.
Selminha, Ela foi a primeira pessoa com que tive contato e de cara notei que era verdadeira e uma das poucas em que eu podia confiar. E aos poucos se tornou o alicerce do meu encanto pela vida. E  quando estou longe dela, entendo que é impossível seguir a vida porque ela faz parte do mundo que eu construí.
Amigas tudo o que mais quero é que nossa amizade dure para sempre como tudo que é feito com o coração. Este sentimento é muito sincero. Sinto como se o amor que lhes devoto fosse à absoluta necessidade que tenho da amizade de vocês. Talvez, não saibam o quanto minha vida depende da existência de cada uma... Cada segundo que passo ao  lado de vocês, é o bastante para perceber o quanto sou abençoada. E espontaneamente surge em minha mente o mais belo conto de fadas que ninguém jamais pensou em escrever. As princesas que mesmo sem fada madrinha, sem sapato de cristal, e tão pouco com príncipe rico e lindo encontraram a felicidade infinita. A minha é simplesmente poder está ao lado de vocês.

Meninas, como é bom saber que nossa amizade não se resume somente aqueles momentos felizes e divertidos, mas, de horas amargas e de grandes desafios, inúmeras vezes nos magoamos,  irritamos, perdoamos. PERDÃO, essa é a palavra que nos torna a cada dia eternas amigas. Entendemos que para ter amigos é necessário suportar, passar por cima, ignorar e sempre esta de braços abertos para receber o outro. Por isso que o respeito, a consideração, a tolerância e a humildade são os princípios norteadores desta amizade. Toleramos os momentos de bom humor e os dias de ânimos a flor da pele, porque sabemos e até compreendemos que o ser humano não é perfeito. Cometemos enormes falhas, temos atitudes irracionais, tropeçamos com as palavras. E no final o que conta são falas simples:  Eu errei me perdoa?Eu não sei você me ensina?...


O melhor que fazemos tudo isso para conservar esta amizade, o sentimento mais nobre que nasceu de uma forma espontânea, pura e permite que façamos confidências, que não foram feitas a ninguém. Por isso que não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.


Engraçado, sempre cogito em que momento se deu essa afinidade baseada no amor, no carinho, na ternura, no respeito, na compreensão, na troca e na ajuda. E todas as noites quando vou dormir sempre me ajoelho e imploro que Deus fortaleça cada dia mais, nosso casamento sem papel, esta união de amigas que se gostam e que descobriram o valor da amizade... Que Deus nos faça ETERNAS AMIGAS.  Ah! só mais uma observação somos como sorvete com cobertura de chocolate, a mistura mais perfeita desse mundo.   AMO VOCÊS!!!!!!! E saibam que não vou colocar o ponto final porque esta hstória deve ser reecrita a cada hora, minuto e segundo de nossas exitência 

Nenhum comentário:

Seguidores