quarta-feira, 28 de abril de 2010

Na prática é mais gostoso

Quem pensa que o fato de uma pessoa nunca ter vivenciado determinada coisa, a deixa menos competente para expressar seu pensamento sobre o assunto, está equivocado e não percebe que tudo o que dizemos é fruto da experiência própria ou de outros. Quem acredita que a prática é superior a teoria, além de, privilegiar a primeira em detrimento da segunda se esquece que ambas são complementares.

Enquanto, o conhecimento teórico se refere a suposições ou hipóteses adquiridas pelo estudo ou pela experiência. Esta, por outro lado, está associada ao saber resultante do exercício prático da vida. Ou seja, se você não estudar e somente tiver a prática, a seu favor, sobre aquele assunto que pretende exprimir um julgamento, ainda assim, não terás informações necessárias para formular seu juízo de valor.

Por exemplo, imaginemos uma pessoa BV (boca virgem) que queira falar sobre as sensações que o beijo provoca no organismo dos apaixonados. O fato de nunca ter beijado não lhe impossibilita discursar sobre este assunto, desde que busque o conhecimento por meio de experiências de outros, enfim, qualquer informação adquirida ou exercida. Embora, seja mais interessante saber beijar na prática do que na teoria.

E digo mais, o conhecimento teórico é essencial. Voltando ao exemplo anterior, o casal na prática sabe e sente como se estabelece o beijo, mas, caso fossem descrever com detalhes as reações, os estímulos e movimentos que o nariz, a boca envia para o cérebro, no momento do contato dos lábios, não conseguiriam por não apreenderem informações á respeito disso.

Por isso, que a experiência em determinadas situações não é tão importante. Ela precisa está aliada e indissolúvel ao conhecimento teórico para que dessa forma a pessoa estabeleça uma apreciação sobre o conteúdo.

Nenhum comentário:

Seguidores